O ensaio é uma representação bastante peculiar de um lugar chamado Glendalough (Gleann Dá Loch; que significa: “o vale de dois lagos”), uma minúscula vila turística no estado de Wicklow, na Irlanda. Foram filmadas cenas do filme “Coração Valente” e “P.S Eu Te Amo” por aquelas redondezas. As vistas são espetaculares e o perfume de coco com baunilha vindo das pequenas flores amarelas que infestam as trilhas ao redor das montanhas tornam a experiência diretamente ligada à memória. A estadia foi um acaso, mas ao mesmo tempo um presente do destino. Foram meses partilhando pensamentos e conversando com árvores, lagos e ruinas. A cada nova descoberta, um novo segredo era guardado longe de qualquer ser vivo que não fosse uma ovelha ou veado. A natureza desperta uma criatividade simples e direta, mas que pode ser completamente alterada para uma obra abstrata e duvidosa.

 

Contemplando o pôr do sol frente um lago cujo reflexo era perfeito, foi arremessada uma pedra para ver o quão distante voava até que mergulhasse na água. Ao tocar no espelho natural do rio, o reflexo já não era mais reflexo transformando-se num tráfego de ondas. A ideia para o projeto foi instantânea.

 

Com o uso de um tripé foi possível criar imagens que, com um reflexo perfeito e de ponta cabeça, tornam-se estranhas ao nosso cérebro, mas, ainda com o uso do mesmo quadro e do mesmo reflexo, a água, ao sofrer uma influência externa de uma pedra ou vento, faz a mesma fotografia torna-se ainda mais intrigante e bela.

 

O ensaio é composto por imensos lagos e pequenas poças deixadas pelas pesadas chuvas. Co. Wicklow é o jardim da Irlanda, pois é a área do país que contém mais verde e com a maior variedade de paisagens nascidas pelas pancadas. Essas são as verdades da água, que transforma tudo que toca e adapta-se a tudo que lhe atinge. Ela não desanima e não foge, não trai e não mente, mas quando finalmente conseguimos entendê-la e ver através de sua verdadeira face, ela muda sua forma perfeita com um simples sussurro do vento.